O que tenho feito 7 de janeiro de 2021
![](https://silviateles.com.br/wp-content/uploads/2021/01/10_02-1-1.png)
Primeiros Socorros Psicológicos – curso inédito em Salvador
Meu contato com o tema de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) ocorreu por volta de abril de 2020, quando me deparei com o desafio de ministrar uma disciplina sobre Gestão de Tempo e Qualidade de Vida numa Especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas. Estávamos todos ainda procurando entender o novo ritmo das coisas num contexto de pandemia (COVID-19), incluindo novas relações e formatos de trabalho decorrentes do teletrabalho obrigatório, suspensão de contratos de trabalho, suspensão de carga horária, auxílio emergencial. Enfim… cenário muito incerto e de vulnerabilidade emocional não só para colaboradores e gestores, mas para toda a sociedade, em escala mundial. Foi num documento emitido pelo CRP/SC destinado a orientações técnicas para psicólogas que trabalham com Recursos Humanos que observei a importância dada ao tema, sugerindo-se que as psicólogas fizessem oficinas de capacitação com gestores sobre como prestar um Primeiro Socorro Psicológico como forma de atenuar possíveis impactos negativos na saúde mental de colaboradores face ao contexto vivido.
Em outubro realizei uma palestra pela FTD: https://www.instagram.com/p/CGDMnOanYB4/?utm_source=ig_web_copy_link
E agora em janeiro sigo com esse mini-curso, motivada também pelo interesse que o tema tem despertado quando menciono nas aulas de Graduação ou Pós.
Para quem estiver interessado, seguem dois links:
Informações mais específicas sobre o curso: http://noosfero.ucsal.br/extensao/curso-de-extensao-em-primeiros-socorros-psicologicos-o-que-fazer-diante-de-um-colaborador-em-abalo-emocional
Formulário de inscrições no curso: http://academico-pos.ucsal.br/corpore.net/Source/EduPS-ProcessoSeletivo/Public/EduPSPublicMain.aspx
Vamos em frente! 2021 está apenas começando e, apesar das intenções renovadas de um ano melhor, vamos por enquanto cuidando da nossa saúde mental e contribuir para um resgate psicológico adequado daqueles que venham a viver situações de abalo emocional para que possam aos poucos recuperar a condição de manejo da situação vivida.